terça-feira, 13 de outubro de 2015

Vale a pena fazer um implante de barba? No Reino Unido, cirurgias desse tipo aumentaram 600% em cinco anos



Caro leitor barbudo, pense bem antes de reclamar da coceira ou do trabalho que manter uma bela e bem cuidada barba pode dar. Ter uma barba espessa é um verdadeiro presente da genética. Alguns caras menos privilegiados chegam a gastar até doze mil reais em cirurgias de implante. Além disso, “plantar algumas mudas”, dependendo das ambições do paciente - preencher apenas algumas falhas evidentemente exige menos esforço do que construir uma barba inteira - demanda intervenções que podem durar até sete horas. Ainda assim, não tem faltado quem opte pelo implante e fique muito satisfeito com o resultado. 




O Instituto Farjo, centro de referência mundial em cirurgias capilares, com clínicas em Manchester e Londres, no Reino Unido, registrou o expressivo aumento de 600% no número de transplantes de barba realizados por seus especialistas, entre os anos de 2008 e 2013. A instituição pertence ao primeiro cirurgião a realizar um procedimento desse tipo, em 1996, o Dr. Bessam Farjo, médico iraquiano radicado no Reino Unido.
O dermatologista brasileiro João Carlos Pereira esclareceu algumas importantes questões envolvendo implante de barba, em entrevista ao portal UOL. O especialista explica que atualmente três técnicas de implantes de fios para rostos estão sendo utilizadas no país: a FUT (Follicular Unit Transplantation), a FUE (Follicular UnitExtraction) e a Robotic FUE. Pereira garante que o aspecto fica natural nos três casos, pois os fios são implantados um a um, e não em tufos.
Segundo o dermatologista, a escolha da técnica pode variar de acordo com a área doadora, a densidade capilar e o tipo de cicatrização de cada paciente. A FUT e a Robotic FUE demandam pelos retirados do couro cabeludo. Na FUE, o médico também utiliza pelos da parte debaixo do queixo. A opção por determinado procedimento também depende de quanto o paciente está disposto a pagar. Nos três casos, a anestesia é local. O paciente tem de ficar dois dias no hospital e outros cinco em casa, de repouso, independentemente do tipo de procedimento pelo qual tenha optado. O rosto dos pacientes costuma ficar vermelho e inchado por cerca de três dias. Os primeiros fios começam a aparecer três meses após o implante, e os resultados, segundo Pereira, são permanentes.
O implante de pelos faciais é muito utilizado para disfarçar imperfeições como marcas de acne, ou cicatrizes causadas por acidentes ou cirurgias, por exemplo, a de correção de lábio leporino. Desse modo, a barba exerce uma função importante na reabilitação, na melhora da auto-estima e da qualidade de vida dos pacientes. Não se trata somente de dar uma encorpada na barba, como mera frivolidade “lumbersexual”, o que o leitor “bundinha de neném” também pode e deve fazer, caso tenha dinheiro e se sinta bem com isso (quem somos nós para julgar?). E os que já possuem barbas cheias, sem falhas, dêem graças e cuidem bem delas. Há muita gente disposta a pagar caro e a se submeter a uma cirurgia para ter uma igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário