quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Mitos e mistérios sobre as barbas ruivas: por que alguns caras de cabelo preto ou loiro têm barba avermelhada?



Alguns personagens marcantes da história da humanidade notabilizaram-se pela valentia, pela astúcia, e por possuírem vastas e intimidadoras barbas de tom avermelhado. No século XII, Frederico I da Germânia, conhecido como o Barba Ruiva, impôs-se contra o autoritarismo excessivo do papa na região que hoje grosso modo dá lugar à Alemanha. O Barba-Ruiva germânico inspirou um dos mitos precursores da unificação alemã, conduzida por Otto Von Bismarck, muito tempo depois, já no século XIX, dando origem ao II Reich, batizado desse modo em referência ao Sacro Império Romano-Germânico de Frederico I, assim como o mal fadado III Reich, de Adolf Hitler.




A temida barba ruiva também deixou seu legado no mar Mediterrâneo pelas mãos do talvez mais célebre dos piratas, o capitão Barba Ruiva. De nome de batismo Khizr, ou Khair ed-Din, o barbado nasceu na ilha grega de Lesbos, em 1470, na ilha de Lesbos. na Grécia (a mesma que deu origem a expressão “lésbica”, em referência à homossexualidade de outra filha célebre da ilha, poetisa Safo). O pirata foi durante décadas o mais perigoso do Mediterrâneo, até que um sultão que não conseguia combatê-lo decidiu fazer dele o governador da região da Argélia. Mais tarde, Barba Ruiva foi ainda transformado em comandante da armada otomana, tendo atacado praticamente toda a costa ocidental do Mediterrâneo em um período em que os turcos foram hegemônicos sobre a região.




Uma coisa que sempre me intrigou foi o fato de alguns caras de cabelo preto ou loiros possuírem uma invejável barba ruiva. A mesma dúvida atormentou também o jornalista holandês Adriaan Schiphorst, que pesquisou e escreveu uma matéria para a revista Vice sobre o assunto. Schiphorst entrou em contato com o Erfocentrum, centro de informações nacional holandês de genética e traços hereditários, para entender como era possível ter barba e cabelo tão diferentes. 




A definição genética da cor do cabelo é bastante complexa, segundo Petra Haak-Bloem, especialista do centro. A geneticista explica que a cor dos pelos não é influenciada exclusivamente por um único gene dominante sobre os outros. Todos os genes se influenciam mutuamente, por isso os que determinam a coloração do cabelo são considerados ‘traços hereditários dominantes incompletos’". Os mesmos genes podem se expressar de modo diferente numa mesma pessoa, assim é normal que não haja uniformidade na cor dos cabelos, dos pelos do braço e da barba.
Outro fato interessante que Haak-Bloem nos conta é que as pessoas não necessariamente possuem a mesma cor de cabelo de um de seus pais, ou parentes mais próximos. Trocando em miúdos, se você tem cabelo preto e barba ruiva, pode ser que isso seja a herança de algum ancestral irlandês distante (ou, quem sabe, de um dos célebres barbas ruivas lembrados acima!), perdido na sua árvore genealógica. Portanto, se você está insatisfeito com a cor da sua barba, não há muito o que fazer. Das duas uma: você praguejar contra seus antepassados, ou fazer como o Neymar (Não faça como o Neymar). Boa sorte!





Fontes: Wikipedia e Revista Vice
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário